Com o aproximar das Eleições Presidenciais, agendadas para o dia 24/01/2021, e face a um iminente segundo confinamento, saiba como pode votar antecipadamente por opção, ou face a confinamento obrigatório.

1. ELEITORES EM MOBILIDADE – VOTO ANTECIPADO

No presente ano, e face a um iminente novo confinamento, todos os eleitores podem requerer o exercício do voto antecipado, exercendo o seu direito num concelho distinto daquele em que estão recenseados.

Ou, em alternativa, exercer o o direito de voto no concelho de recenseamento, mas de forma antecipada.

Para poder o efeito, não necessita de qualquer justificação desde que o solicite aqui até ao dia 14 de janeiro ou por via postal enviando este impresso para a morada nele indicada.

ATENÇÃO: PRAZO PARA REQUERER VOTO ANTECIPADO POR MOBILIDADE ATÉ 14 DE JANEIRO, A EXERCER O DIREITO DE VOTO NO DIA 17 DE JANEIRO, NO CONCELHO SELECIONADO PELO ELEITOR.

Depois de formalizar a sua inscrição, será gerado um comprovativo como o da imagem, na qual terá indicação do local e mesa onde deve exercer o voto, no dia 17 de janeiro.

2. ELEITORES EM CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO – VOTO DOMICILIÁRIO

Todos os eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório a partir do dia 14 de janeiro, quer no local da residência, quer em outro local definido e autorizado pelas autoridades de saúde podem votar antecipadamente, e no local onde se encontrem (desde que seja o concelho de recenseamento ou limítrofe ao mesmo).

Para tal, deve aceder a esta plataforma, entre os dias 14 e 17 de janeiro, e efetuar o pedido de voto com fundamento “em confinamento”.

Uma vez requerido o voto antecipado, o/a Presidente da Câmara, ou alguém mandatado para o efeito, deslocar-se-á à morada onde se encontra, para que possa exercer o direito de voto entre os dias 19 e 20 de janeiro.

ATENÇÃO: DATAS PARA REQUERER VOTO ANTECIPADO POR CONFINAMENTO ENTRE 14 E 17 DE JANEIRO

Fontes: Lei Orgânica n.º 3/2020